logologologo
  • Home
  • Quem somos
  • Serviços
    • ESTUDOS TÉCNICOS
    • INSPEÇÕES
    • PINTURA INDUSTRIAL
    • SOLDADURA
    • FORMAÇÃO
    • ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
    • ENSAIOS DESTRUTIVOS
  • Notícias & Artigos
  • Agenda
  • Multimédia
  • Contactos
  • PT
  • EN
  • ES
  • pt
    • en
    • es
  • Home
  • Quem somos
  • Serviços
    • ESTUDOS TÉCNICOS
    • INSPEÇÕES
    • PINTURA INDUSTRIAL
    • SOLDADURA
    • FORMAÇÃO
    • ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
    • ENSAIOS DESTRUTIVOS
  • Notícias & Artigos
  • Agenda
  • Multimédia
  • Contactos
  • PT
  • EN
  • ES
  • pt
    • en
    • es
19 Dezembro, 2019 por Cláudia Caldas

A Importância das Inspeções de 3ª Parte

Por Eduardo Guimarães – Head of Department – 3rd Party Inspection Dept. AJL

Garantir a qualidade do seu produto é um desafio que envolve ter a certeza que o seu processo de fabrico está monitorizado e controlado. Para isso, algumas vezes contamos com a ISO 9001, mas como fazer quando o seu produto é fabricado por outra pessoa ou empresa?
Cada dia que passa os requisitos de fabrico e qualidade mudam, os fornecedores precisam de estar atentos para se adaptarem às mudanças. Torna-se assim essencial que o processo de fabrico seja fiscalizado, para que as não-conformidades que eventualmente possam surgir sejam devidamente tratadas e fechadas para que o produto esteja em conformidade com que foi acordado em contrato ou ordem de compra.
É aqui que entra a Inspeção de 3ª parte, uma forma rápida, segura e barata para as empresas fazerem intervenções durante o processo construtivo, garantindo que as fases de construção e controle de qualidade estão a ser cumpridas pelos fornecedores.

As principais vantagens são:
• Garantir que um mesmo produto de qualidade possa ser fornecido por vários subcontratados
• Receber um produto acabado em conformidade com os padrões do setor industrial e do cliente
• Os resultados da inspeção garantem resultados independentes e não tendenciosos
• Fornecer aviso prévio sobre o desenvolvimento de questões críticas para evitar atrasos dispendiosos na construção
• Fornecer uma visão íntima e a manutenção de registos dos processos de fabrico

E como funciona?
O cliente final contrata um fornecedor para fabricar um produto. Antes do fabrico, os pontos de intervenção são definidos, indicando o que o mesmo gostava de testemunhar, ou até mesmo que o fabricante não continue o processo fabril sem que o cliente esteja presente durante uma certa atividade (que geralmente é um teste ou ensaio). Esses pontos são geralmente marcados pelo cliente no Plano de Inspeção e Testes, documento emitido pelo fabricante que descreve as várias atividades que envolvem o fabrico do produto.
O Cliente usa os seus especialistas, ou contrata uma empresa com especialistas que conhecem o produto a ser fabricado, ou até podem não conhecer desde que o cliente defina o que precisa ser verificado e o inspetor munido de documentos, desenhos, instruções faz a inspeção de determinada atividade a ser inspecionada ou testemunhada.
A visita do inspetor pode até ser feita também apenas para verificar a embalagem do produto e seus sobresselentes, ou o carregamento para transporte (seja ele marítimo, terrestre ou aéreo).
A visita ao fornecedor é sempre agendada com antecedência para que o fornecedor se prepare para a mesma, o inspetor pode levar os equipamentos necessários para fazer medições ou usar os equipamentos do fornecedor, dependente do que for acordado.

Entre as atividades desenvolvidas pelo inspetor, podemos citar as mais importantes:
• Verificar a conformidade das matérias primas usadas
• Inspeção visual do produto
• Inspeção dimensional do produto
• Verificar se todos os testes de qualidade e performance foram executados e por pessoal qualificado
• Garantir que as Não-Conformidades foram encerradas e as ações corretivas tomadas
• Inspecionar se as Embalagens estão de acordo com o exigido
• Controlar se o Carregamento foi realizado corretamente e se o produto está bem-acondicionado.
• Emitir Nota de Liberação de envio aprovando o fabrico
• Redigir relatório (com ou sem fotos) detalhando o que foi verificado e como.

Para executar as atividades acima mencionadas o inspetor precisa geralmente ter em mão os seguintes documentos:
• Plano de Inspeção e Testes
• Desenhos do produto
• Procedimentos de fabricação e testes
• P.O. (Ordem de compra)
• Contrato
• Instruções de inspeção fornecidas pelo cliente

Com esses documentos e atitude ética e profissional, o inspetor de 3ª parte está apto a cumprir com as suas obrigações e a manter o cliente ciente do que está acontecendo antes, durante e depois do fabrico.
A AJL faz este tipo de inspeção há mais de 25 anos, com profissionais altamente qualificados. Somos capazes de atender em todo território Português e em alguns países da comunidade europeia. Estamos presentes nos principais polos fabris de Portugal.

Anterior
Seguinte

Artigos Relacionados

22 Janeiro, 2018
4ª Conferência Nacional em Ensaios Não Destrutivos
Ler Mais
10 Maio, 2017
25 ANOS
Ler Mais
6 Abril, 2022
Proteção Anti-Corrosiva em Ligas Metálicas
Ler Mais
21 Março, 2022
[Realizado] Webinar: Optimização do desempenho dos operadores no âmbito da radioproteção
Ler Mais

PRECISA DE AJUDA?

Se precisa de mais informações sobre os nossos serviços, entre em contacto connosco e coloque as suas dúvidas.

CONTACTE-NOS
NEWSLETTER

Subscreva a e-news AJL


    logologologo

    Braga

    Rua da Industria Pav.5
    Lugar da Lage 
    Zona Industrial de Ougueiros 
    4760-485, Fradelos 
    Vila Nova de Famalicão

    Lisboa

    Estrada Paço do Lumiar,
    Campus do Lumiar, Ed. D R/C
    1649-038 Lisboa
    Portugal

    • Recrutamento
    • Links Úteis
    • Política Privacidade

    SIGA-NOS

    Copyright © 2022 IEP
    By Spotmarket